quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

aquele que é integro e livre de crimes

aquele que é integro e livre de crimes,
Fusco, fica bem sem dardos ou arcos
mouros, ou aljavas cheias de setas
  envenenadas.

quer se lance ao caminho pela Syrte
abafada, ou pelo desolado
Cáucaso ou onde o Jhélo lambe as suas
  margens esplêndidas.

é que nos bosques Sabinos quando dei
por mim desarmado a cantar a minha
Lalagê sem preocupações, fugiu
  de mim um lobo

perturbador, duma espécie que penso
nem os carvalhos apúlios geram
nem nutre a terra de Juba, árida
  ama de leões.

manda-me pra campos desertos onde
o verão não revigora árvores,
para as partes da terra onde o mau tempo
  jamais acalma.

manda-me mesmo até junto ao declive
do sol, donde a terra repulsa. e lá
amarei Lalagê, de doce sorrir,
  de doce falar.

Horácio. 1.XXII. Tradução minha.


Integer vitae scelerisque purus
non eget Mauris jaculis neque arcu
nec venenatis gravida sagittis,
  Fusce, pharetra,

sive per Syrtis iter aestuosa
sive facturus per inhospitalem
Caucasum vel quae loca fabulosus
  lambit Hydaspes.

Namque me silva lupus in Sabina,
dum meam canto Lalagem et ultra
terminum curis vagor expeditis,
  fugit inermem,

quale portentum neque militaris
Daunias latis alit aesculetis
nec Jubae tellus generat, leonum
  arida nutrix.

Pone me pigris ubi nulla campis
arbor aestiva recreatur aura,
quod latus mundi nebulae malusque
  Juppiter urget;

pone sub curru nimium propinqui
solis in terra domibus negata:
dulce ridentem Lalagen amabo,
  dulce loquentem.

Sem comentários:

Enviar um comentário